Dois irmãos israelenses foram presos por conexão com o hack da exchange Bitfinex e outros ataques de phishing relacionados à cripto, informou o Financial Times.
Um porta-voz da polícia israelense disse à Finance Magnates que Eli Gigi e seu irmão mais novo, Assaf Gigi, arrecadaram dezenas de milhões de dólares. Os dois são suspeitos de serem responsáveis pelo roubo sistemático de criptomoedas a longo prazo, obtendo maliciosamente acesso às contas de outros usuários.
Os dois supostamente criaram clones de roubo de credenciais das principais exchanges e carteiras de criptomoedas online e enviaram links para esses sites de phishing em grupos do Telegram e outras comunidades relacionadas a criptomoeda.
Os dois também são acusados de serem responsáveis pelo hack da Bitdefender de 2016, que viu várias contas serem comprometidas. Os fundos roubados no ataque acima foram recentemente movidos.
A polícia observou que as supostas vítimas estavam baseadas principalmente na União Européia e nos Estados Unidos, o que resultou na investigação por várias agências policiais em vários países.
Durante o ataque, a polícia encontrou uma carteira de criptomoedas contendo significativamente menos fundos do que a quantidade que os dois teriam roubado.
A Finance Magnates também observa que Eli Gigi é formado em uma unidade tecnológica de elite das Forças de Defesa de Israel, que seleciona jovens com excelentes capacidades acadêmicas.