A dYdX, uma importante exchange descentralizada de perpétuos, anunciou que envolveu as autoridades policiais após descobrir a identidade do perpetrador por trás de supostos ataques de manipulação de mercado que ocorreram no quarto trimestre de 2023.
Em um relatório pós-ataque divulgado em 3 de janeiro, a dYdX informou que está em comunicação com o atacante e está auxiliando em uma investigação em andamento sobre o incidente conduzida pelas autoridades policiais.
‘Graças aos esforços de nossa equipe, parceiros na comunidade e contratados de forense, os resultados da investigação revelaram a identidade do atacante e estamos em contato com eles’, disse a dYdX.
Medidas de proteção e críticas à abordagem da dYdX
A postagem também descreve medidas tomadas pelo protocolo dYdX para proteger contra incidentes futuros.
Estas incluem a revisão dos limiares de margem disponíveis para mercados ‘menos líquidos’, a expansão do monitoramento do interesse aberto de posições ativas e restrições à capacidade dos usuários de retirar lucros não realizados em caso de ‘atividade anormal’ na plataforma.
No entanto, o manejo do incidente pela dYdX atraiu críticas de seus rivais, que condenam o projeto por recorrer a táticas centralizadas.
Adam Cochran, conselheiro do Synthetix, o proeminente protocolo descentralizado de derivativos, criticou as medidas tomadas pelo dYdX em resposta aos incidentes.
So DyDx has in the past 24 hours:
-Auto deleveraged profitable traders closing their trades.
-Threatened to sue traders for losses incurred from their bad params.
Synthetix on the other hand lost funds on the TRB price vol, made it back in <72 hours, and doesn't have the power… https://t.co/qjshvNpJYs pic.twitter.com/qHY5gOTtjr
— Adam Cochran (adamscochran.eth) (@adamscochran) January 4, 2024
‘DYdX nas últimas 24 horas: desalavancou automaticamente os traders lucrativos fechando suas negociações, (e) ameaçou processar os investidores por perdas incorridas com seus parâmetros ruins’, disse Cochran .
Detalhes dos ataques e resposta do mercado
De acordo com a equipe, a dYdX v3 sofreu dois ataques separados de manipulação de mercado em outubro e novembro. O primeiro incidente teve como alvo o mercado SUSHI da dYdX entre 29 de outubro e 3 de novembro.
O atacante depositou US$ 5,3 milhões e realizou várias posições longas alavancadas em 5X, resultando em um aumento de 180% no preço do token. À medida que o preço subia, o ator malicioso retirou lucros não realizados de sua posição, que foram então usados para abrir posições longas alavancadas adicionais.
A equipe da dYdX tomou nota do ataque e aumentou o requisito de margem para seu mercado SUSHI/USD para 100%, forçando o atacante a fechar sua posição, embolsando um lucro de US$ 5 milhões no processo.