Apesar da temporada de baixa dos criptoativos e situação econômica global desfavorável, El Salvador vê manutenção do setor de turismo com a Lei Bitcoin.
Mercado em baixa, mas turismo ainda mantém meta do governo de trazer investimentos ao país com a Lei Bitcoin
De acordo com dados do Ministério do Turismo de El Salvador, mais de 15% da indústria de turismo no país está recebendo pagamentos em criptoativos.
El Salvador tornou o bitcoin uma moeda de curso Legal em 2021, e atualmente contabiliza 10 indústrias ou mercados que são mais amigáveis às criptomoedas.
O setor de turismo é um dos principais, onde o segmento de viagens lidera os pagamentos com a criptomoeda.
De fato este volume é considerado baixo atualmente, mas representantes do governo veem os dados com bons olhos uma vez que o mercado se encontra em período de baixa e a economia global está em plena recessão.
A ministra do Turismo, Morena Valdez, disse que mais de 500 empresas de turismo no país usam o bitcoin como meio de pagamento para serviços ou produtos.
Mas este número ainda é baixo, pois o país possui cerca de 3.400 empresas de turismo cadastradas em registros formais e sub-registros informais.
Valdez lembrou que no ano passado a Lei Bitcoin foi lançada em um momento conturbado, e logo em seguida caiu de preço, o que tirou de certa forma a confiança dos comerciantes de El Salvador.
E também que desde novembro do ano passado o mercado cripto está em queda, mas que os empreendimentos em bitcoin são para um futuro distante.
A ministra também lembrou que é crescente o número de pessoas que estão usando carteiras de bitcoin privadas ou a Chivo Wallet.
E ressaltou que no contexto geral a adoção do bitcoin impulsionou o turismo no país em cerca de 30% desde seu lançamento como moeda oficial.
Mais que isso, disse que tem crescido o número de pessoas que visitam o país e acabam ficando por mais tempo devido a uma certa mentalidade “bitcoiner”.
Outro ponto positivo destacado foi que o setor de eventos esportivos tem ganhado força desde o lançamento da Lei Bitcoin, até porque turismo e esportes estão diretamente correlacionados, disse a ministra.
O governo salvadorenho está fazendo investimentos para trazer mais empresas para o país, assim como está desenvolvendo um amplo centro comercial, clube de praia e estação de tratamento de água numa zona de comércio e turismo do país.
“Vamos construir infraestrutura turística básica, que inclui calçadões ecológicos, recuperação de manguezais, e também para promover a competitividade e a equidade de gênero”, disse a ministra.