Um portal de licenças de resíduos em blockchain será lançado em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), a agência de notícias oficial do país, a Emirates News Agency (WAM), informou ontem (17).
O portal de licenças de resíduos baseado em blockchain será desenvolvido em conjunto pela empresa de gestão ambiental, reciclagem e lixo Bee’ah e a Autoridade da Zona Franca de Hamriyah (HFZA) – a zona de livre comércio da cidade de Sharjah. De acordo com a WAM, a plataforma é a primeira na cidade a empregar tecnologia blockchain para validar, processar e armazenar transações.
De acordo com o relatório, a plataforma reduzirá os custos para os clientes que solicitam licenças dentro do HFZA, bem como reduzirá o tempo de emissão de licenças de vários dias para apenas algumas horas. A declaração também afirma que “todas as transações são totalmente garantidas, essencialmente eliminando qualquer erro humano ou fraude”.
Khaled Al Huraimel, CEO da Bee’ah, disse que espera que a tecnologia “não apenas facilite as operações contínuas, mas também aumente a confiança entre clientes e operadores”.
Em dezembro do ano passado, o banco central dos EAU declarou estar colaborando com a Autoridade Monetária da Arábia Saudita para emitir uma criptomoeda aceita em transações entre os dois países. Este mês, seis bancos comerciais dos países aderiram ao projeto.