A empresa polonesa de pesquisa e análise de mercado cripto, Coinpaprika, lançou uma nova métrica que busca apresentar uma visão mais realista dos volumes de negociação, eliminando assim, os volumes inflados e wash trading, muito comuns no setor.
A métrica chamada de Volume Real Estimado (ERV), usa algoritmos “internos” com base na liquidez do mercado para estimar volumes “reais”. Assim, a Coinpaprika pretende erradicar a atividade de wash trading, preservando “apenas o volume legítimo” das exchanges.
Além disso, a empresa apresentou outro algoritmo, o Índice de Confiança, que avalia as exchanges usando três parâmetros. O parâmetro com maior peso é com base na liquidez, ocupando 75% do peso da métrica. Posteriormente, vem o tráfego web e “regulamentações”, com 20% e 5%, respectivamente.
Contudo, a Coinpaprika observa que enquanto o ERV apenas elimina os volumes de negociação inflados, o Índice de Confiança oferece uma abordagem mais intuitiva. O Índice apresenta dados sobre tráfego e regulamentos web, o que significa uma visão mais abrangente para os traders.
Sem citar nomes, a empresa polonesa afirmou ter confrontado seus resultados com os de uma empresa que desenvolveu um sofisticado algoritmo para detectar wash trading. Segundo a Coinpaprika, os resultados se mostraram os mesmo ao observar as principais bolsas, como OKEx, Binance e Kraken. No entanto, para exchanges de pequeno e médio porte, a precisão foi de 85% a 90%.