Os criadores de mercado automatizados, ou AMMs, são um tipo de exchange descentralizada que operam através de fórmulas matemáticas para definir o valor de um determinado token. Assim como as exchanges tradicionais, os AMMs possuem diferentes pares de negociação.
Contudo, este tipo de exchange não possui um livro de pedidos. Assim, não existem ordens de compra ou venda. Ao invés disso, um contrato inteligente atua como o criador de uma transação de troca, baseado em pools de liquidez, que contém dois ativos diferentes, formando assim um par de negociação.
Assim, para um usuário negociar em uma plataforma AMM, ele deverá primeiramente acessar o site do protocolo. Posteriormente, o usuários deverá conectar uma carteira devidamente habilitada para DeFi, e então escolher o ativo que deseja comprar ou vender, confirmar a escolhe e posteriormente a transação.
Desta maneira, o usuário estará operando o contrato inteligente para realizar a negociação. De fato, o contrato envia os tokens do usuário para um pool de liquidez, calcula quanto o ativo vale em relação a sua contraparte, e devolve ao usuário a quantidade calculada em tokens escolhidos.
Esse cálculo realizado pelo contrato inteligente pode ser expressado pela seguinte equação: X + Y = K, onde X e Y representam a quantidade de cada token no pool, e K corresponde a uma constante pré definida.