Para mais informações sobre o caso da SEC contra a Ripple, acesse aqui.
A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) americana não poderá ter acesso a informações bancárias dos executivos da Ripple.
A decisão foi tomada pelo juiz Netburn, e assim a SEC terá que retirar as intimações judiciais feitas a 6 Bancos que deveriam entregar informações diversas sobre os CEOs da Ripple.
Com isto, o preço do criptoativo da Ripple, o XRP, deu mais um grande salto de valor neste dia 10 de março.
Mas o que muda com esta decisão no caso SEC contra o XRP da Ripple?
Quase nada.
Mas este “quase” é o que altera de duas formas a percepção do mercado cripto e induz as altas de pouco mais de +37% do XRP neste dia 10 de abril, e alta máxima de +158% em 1 semana (registrado até o fechamento desta edição).
Confira as Oportunidades e Comece a Investir
O primeiro motivo é que esta semana a criptomoeda deu seu primeiro grande salto devido à vitória da Ripple em conseguir documentos sobre o Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH) junto à SEC.
Com isto, a Ripple certamente vai utilizar informações contidas neste documentos em sua defesa contra a principal acusação da SEC, que é sobre o XRP ser um título não registrado no Órgão regulador.
Tanto o BTC e o ETH não tiveram o mesmo tratamento pela SEC que o XRP teve, e isso pode servir de argumento a favor da Ripple.
Isto gerou o FOMO do primeiro salto do XRP desta semana.
O segundo motivo é esta decisão a favor da Ripple proferida pelo juiz Netburn, e que gerou um outro FOMO nos investidores.
Mas por que ambos estes resultados vitoriosos nos tribunais são meramente especulativos?
Primeiro que tanto o BTC quanto o Ethereum possuem fundamentos completamente diferentes do XRP, e não há qualquer garantia que a investida da Ripple neste sentido surta efeito a seu favor.
É mais provável que possa complicar o Ethereum e o Bitcoin, se é que isso é possível devido à descentralização de suas redes.
O XRP é centralizado e não minerável, e seus tokens já foram todos cunhados pela própria Ripple.
Mais que isso, algo em torno de 55% dos 99,99 bilhões de tokens XRP estão atualmente em posse da Ripple.
Mas a Ripple diz que estes ativos estão em sua maior parte distribuídos entre empresas parceiras e subsidiárias.
Comparar o XRP ao BTC e ao ETH, e mostrar à SEC que o Órgão regulador tem decisão arbitrária quanto à motivação de sua Ação empolgou os investidores que entraram “pesados” no ativo.
Nenhuma guerra foi vencida ainda, apenas uma pequena batalha.
O Bitcoin foi lançado em 2009, o XRP em 2012, o Ethereum em 2015, e nos Estados Unidos existem mais um monte de protocolos de criptoativos.
Mas a SEC só possui processos ativos contra o XRP e o LBRY quanto à suposta problemática dos ativos serem considerados como Títulos pelo Órgão regulador.
As Ações vão da classificação e usabilidade dos ativos, e pode ser que novos protocolos entrem nesta lista futuramente, vai depender do entendimento dos comissários da SEC.
Segundo que a vitória nos tribunais agora impedindo o acesso da SEC às contas bancárias dos CEOs da Ripple, Brad Garlinghouse e Christian Larsen, são referentes à acusação da SEC de manipulação de preço do XRP por partes de seus CEOs.
Não é um processo à parte, mas era apenas um agravante ao caso.
As demais provas da manipulação ainda existem, são contundentes, e não foram excluídas do Processo.
Portanto, tudo isso ajuda, mas é uma vitória pouco expressiva, de fato.
Com a mais nova derrota nos tribunais a SEC perderá o direito a muitas informações que embasariam as suas acusações sobre a manipulação do preço do ativo pelos CEOs da Ripple.
Será que a SEC não vai recorrer desta decisão?
Absolutamente quase nada mudou no Processo da SEC com estas duas vitórias da Ripple nos tribunais nesta semana.
Mas isto traz o sentimento de FOMO que está impulsionando o preço do XRP atualmente.
E também cabe salientar que o mercado cripto está em alta geral.
Preço
Com isso, a candle de alta deste mês de abril (M1) é simplesmente a segunda maior da história do XRP até o momento, perdendo apenas para a do mês de dezembro de 2017.
No mês seguinte, em janeiro de 2018, o XRP registrou a sua máxima histórica em US$ 3,28 dólares aproximadamente.
No momento desta redação o XRP está sendo cotado em US$1,43 dólares nas exchanges Binance e Poloniex.
Este valor está 130% abaixo do topo histórico do XRP.
Assim, o XRP ainda tem um longo caminho a percorrer pela frente, tanto na escalada de seu preço, quanto na batalha contra a SEC.