A Commodity Futures Trading Commission (CFTC) americana anunciou na data de ontem o ajuizamento de uma ação civil no Tribunal Distrital dos EUA cobrando cinco entidades e três indivíduos que possuem e operam a plataforma de negociação BitMEX.
Segundo a Entidade, a BitMEX realiza negociações não registradas e viola vários regulamentos CFTC, incluindo a falha em implementar os procedimentos necessários de combate à lavagem de dinheiro.
Na publicação a exchange foi acusada de operar num “labirinto de entidades corporativas”, que engloba a HDR Global Trading Limited, 100x Holding Limited, ABS Global Trading Limited, Shine Effort Inc Limited e HDR Global Services (Bermuda) Limited (BitMEX). Todas estão presentes como ré no processo civil.
Entre os acusados estão os proprietários das empresas Arthur Hayes, Ben Delo e Samuel Reed.
A plataforma da BitMEX recebeu mais de US $ 11 bilhões de dólares em depósitos de bitcoin, e fez mais de US$1 bilhão em taxas, enquanto conduzia aspectos significativos de seus negócios nos EUA e aceitava pedidos e fundos de clientes norte-americanos.
Visando ser um líder global no mercado de criptoativos, a Entidade disse que pretende erradicar atividades ilegais não permitindo que atores mal intencionados infrinjam a Lei e obtenham vantagens ilícitas.
A maior ação do CFTC vem de encontro ao combate à lavagem de dinheiro, buscando a restituição dos ganhos ilícitos, penalidades monetárias civis, restituição em benefício de clientes, registro permanente e proibições de comércio e uma liminar permanente de futuras violações da Lei de Troca de Mercadorias (CEA).