O boom blockchain tomou o mundo desde o lançamento da primeira criptomoeda, Bitcoin, em 2009. Desde então, o ativo digital blockchain se tornou um dos temas favoritos em todo o mundo, especialmente entre os investidores.
No entanto, o caminho para as criptomoedas na Índia tem sido bastante acidentado, já que o governo tem se mostrado cético em relação aos ativos digitais.
Em abril de 2018, o Reserve Bank of India divulgou uma circular proibindo os bancos comerciais de prestarem serviços a empresas e transações relacionadas à criptomoedas ou atividades relacionadas. Depois disso, todos os bancos do país pararam de atender às empresas de criptografia, o que levou a várias exchanges de criptomoeda a interromperem completamente suas operações.
Atualmente
O governo estabeleceu um comitê para decidir as regulamentações de criptos, que deverão ser enviados nos próximos meses, pois já estão em fase final. No entanto, a circular da RBI ainda está em vigor, o que dificultou bastante as operações comerciais das empresas de ativos digitais.
Em meio a todo esse alarde, a empresa comunitária Blockchained India, de Bangalore, tomou a iniciativa de trazer todos os entusiastas da criptografia em uma plataforma para elevar sua voz em solidariedade com as moedas digitais
Recentemente, a Blockchained India organizou roadshows convidando as pessoas a participar do movimento de criptografia e compartilhar suas opiniões sobre os regulamentos para as criptomoedas.
O tema das reuniões públicas pretendidas é “A Índia precisa de regulamentações de criptomoedas?”. Esses roadshows seriam conduzidos em quatro cidades, como Mumbai, Delhi, Hyderabad e Bangalore. A primeira delas foi em Mumbai, no dia 10 de março e envolveu cerca de 100 entusiastas da criptografia e 70 a 80 líderes da indústria, incluindo fundadores de exchanges de criptografia, investidores, advogados e outros interessados.
Akshay Aggarwal, co-fundador da Bloclchained India, Akshay Aggarwal twittou em seu Twitter, na sexta-feira: “As intenções com este roadshow são puras. Queremos ajudar os bons amigos a saírem dia e noite do espaço de criptografia.”Agarwal pediu à comunidade que participasse dos roadshows e levantasse suas vozes e opiniões sobre os regulamentos de criptomoedas.
A Blockchained India coletará todas as recomendações e opiniões dos participantes, além de outras recomendações recebidas por meio de e-mails e mensagens online, e as enviará ao governo, após o último roadshow que será realizado em Bangalore, no dia 30 de março.