Trump está recomendando Herman Cain para um dos dois lugares vagos na diretoria do Fed. O homem que defende o retorno ao padrão-ouro pode prejudicar o preço do Bitcoin como “ouro digital” em curto prazo.
“Nós precisamos de um dólar tão bom quanto o ouro.”, disse Cain em entrevista à WSJ.
Grande parte da mídia também parece estar preocupada com o fato de que Herman Cain tem um passado com negócio de pizzas. No entanto, há muito mais a respeito das coisas em andamento.
Trump, Casa Branca e Fed
Até agora, tem havido algum incentivo por parte da comunidade Bitcoin sobre a guerra de palavras entre o Fed dos Estados Unidos e a Casa Branca.
Trump tem dito, repetidamente, sobre sua discordância dos aumentos das taxas de juros de Jerome Powell. Ele chegou a ponto de culpar todos os problemas econômicos dos EUA na Reserva Federal.
Seu tweet ardente de dezembro do ano passado alegou que a Reserva Federal não conseguiu entender a necessidade de dólares fortes ou guerras comerciais “necessárias”.
Para a comunidade Bitcoin, inflacionar a oferta monetária deveria, teoricamente, aumentar o preço do BTC em relação ao USD. Quer dizer, o afrouxamento monetário do Fed é um sinal positivo para a criptomoeda a longo prazo.
“A tendência do preço do Bitcoin mudou de ‘urso contra ganso’, uma vez que o Fed disse que facilitaria o aperto e se envolveria em impressão permanente de dinheiro (‘QE permanente’).”, disse Max Keizer ao Bitcoinist no mês passado. “Isso, a propósito, é a definição de monetização da dívida, o que significa que a porta foi aberta para um colapso monetário hiperinflacionário do dólar.”
Hermain apoia barras de ouro, não ouro digital
Qualquer entusiasmo com a queda de Trump com Powell será atenuado pelo seu voto para o novo membro do conselho do Fed, Cain. Um candidato que é contra aumentos de taxa de juros e quer ver um retorno ao padrão-ouro.
Uma das virtudes mais fortes do Bitcoin é que ele é anti-inflação, ao contrário do dólar, que perdeu cerca de 95% de seu valor desde 2013.
Trump tem influência indesejada no Banco Central
Com um passado de pizza à parte, mais preocupante ainda é a influência indevida de Trump no Banco Central mais poderoso do mundo.
O fato é que Trump pode influenciar diretamente a política monetária por meio de indicações ao Fed. Desde o início de sua presidência, na verdade, ele já nomeou com sucesso quatro dos sete membros do conselho do Fed.
Enquanto o Banco Central dos EUA continua sendo influenciado por um homem na Casa Branca e assentos cheios de pessoas como Herman Cain, pode ser que o Bitcoin enfrente alguns empecilhos pela frente.