No último dia 29, a blockchain Ethereum Classic (ETC), sofreu um ataque de 51% que causou a reorganização de mais de 7.000 blocos. O ataque ocorreu algumas semanas após a comunidade da rede propor atualizações de segurança para a blockchain, que no último mês já sofreu ataques semelhantes outras duas vezes.
“Embora a ETC ainda esteja progredindo na avaliação das soluções propostas, estamos cientes do risco atual para a rede nesses baixos níveis de taxa de hash. Para mineradores, exchanges e outros provedores de serviços, sugerimos manter os níveis de requisitos de confirmação bem acima de 7K por enquanto”, tweetou o perfil oficial do Ethereum Classic.
Os desenvolvedores da rede propuseram soluções de segurança para um cronograma de seis meses. As soluções apresentadas visam diminuir a chance de novos ataques como esse, e de outras naturezas, contra a rede.
Soluções de curto prazo também foram sugeridas. Entre as ações imediatas incluem uma cooperação entre pools de mineração, para manter o hashrate em níveis mais altos, além de monitoramento avançado em toda a rede. Além disso, os desenvolvedores sugeriram a implementação de endereços de lista de permissões e um sistema de arbitragem final para inibir a reorganização da cadeia.
Apenas no último mês, o Ethereum Classic sofreu com outros dois ataques de 51%. Para conter prejuízos, grandes bolsas, como a OKEx chegaram a anunciar que deixariam de listar o ETC, caso a segurança da rede não seja reforçada em breve.