A rede Ethereum teve um agosto para se orgulhar, conforme o último relatório da ConsenSys. O relatório, que tem como objetivo mostrar o progresso e identificar tendências da Ethereum, indica que a rede possui mais 75 milhões de endereços exclusivos.
A rede principal da Ethereum é executada em 8.933 nós ativos, 43% dos quais estão localizados nos Estados Unidos. Segundo a Alethio Reports, a rede teve uma dificuldade média de bloco de 2437 tH e um hashrate médio de 106 tH / s.
Outro número expressivo da Ethereum é o de seus dApps desenvolvidos, apesar do ritmo ter desacelerado esse ano, a rede conta com quase 2600 dApps, sendo 43 deles desenvolvidos no último mês. Esses aplicativos descentralizados atraem cerca de 17 mil usuários ativos diariamente, que realizaram mais de 52 mil transações de contratos dApp apenas no último dia 18.
Além do crescimento de aplicativos descentralizado criados na plataforma, houve o crescimento de 34% na taxa de desenvolvedores Ethereum fulltime, dado que corrobora com o número de download vitalícios do Truffle Suite, conjunto de ferramentas para desenvolvedores Ethereum. Esses desenvolvedores receberam da ConsenSys Grants 150 mil dólares esse ano para seus projetos Ethereum.
Outro setor que se destacou foi o de financiamentos descentralizados, que segundo o relatório, obtem mais de 1,5 milhão de ETH bloqueados no Maker DAO, uma organização autônoma descentralizada (DAO) que fornece empréstimos por meio de contratos inteligentes. Isso significa que 1,41% de todo suprimento de ETH está bloqueado em contratos inteligentes da organização.
O relatório ainda traz a notícia de que semana passada o Banco Santander se tornou a primeira instituição financeira a emitir um bônus de 20 milhões de dólares na blockchain Ethereum, ajudando o banco a fornecer uma plataforma mais tecnológica e segura à seus clientes.
Além disso, o relatório informa que 50% das stablecoins ativas atualmente no mercado foram desenvolvidas em sua blockchain.