A rede Ethereum sofreu um fork inesperado que causou uma bifurcação não planejada no bloco 11 234 873.
O falha de consenso no bloco gerou problemas a membros da rede, empresas, e mineradores.
A Infura, a Blockchair e a Binance relataram o problema, sendo que algumas exchanges chegaram a paralisar os serviços de saques e depósitos tanto da criptomoeda ETH quanto de tokens ERC-20.
A princípio a falha foi associada a um problema interno na plataforma Infura, que fornece nós virtuais a empresas e é usada por algumas exchanges e provedores de serviço para interagir com a rede Ethereum.
Entretanto, demais operadores independentes da rede e mineradores também relataram terem tido problemas.
Enquanto os desenvolvedores tentavam priorizar a correção do problema, o chefe do Ethereum Large Nodes, Peter Szilagyi, sugeriu atualizar a rede para a versão mais recente do Geth.
Momentos depois a equipe do Blockchair relatou que a atualização do Geth corrigiu o problema.
Parece haver um problema de compatibilidade que apareceu em uma das últimas atualizações do Geth pelos desenvolvedores do Ethereum
Equipe Blockchair
Segundo a gerente de desenvolvimento da Infura, Nikita , eles estavam utilizando uma versão antiga do Geth que gerou um hard fork que ninguém havia notado.
Devido a isto, os desenvolvedores tiveram problemas com as versões mais recentes do Geth, o que levou a uma discrepância de consenso e uma bifurcação da rede de forma não planejada.
Independentemente do problema o ETH não se abalou com o problema e a criptomoeda apresentava alta de 4,5% no momento da redação desta reportagem, cotado em aproximados US$467 dólares.