A exchange Coinbase entrou com solicitação para futuramente se tornar uma empresa de capital aberto, e assim ter seus Papéis listados na Bolsa.
Através de uma minuta de declaração de registro no Formulário S-1, a Coinbase adentrou com a solicitação perante à SEC (Securities and Exchange Commission).
Em julho deste ano informações anônimas afirmaram que a Coinbase estaria iniciando este processo e que entraria com a documentação no final do ano.
E foi isto o que aconteceu.
Entretanto, este ainda é o primeiro passo de todo o processo.
De acordo com disposições da Coinbase, o anúncio “não constitui uma oferta de venda ou solicitação de uma oferta de compra de quaisquer títulos”.
De fato, o anúncio da Coinbase não traz se será realizada uma oferta pública inicial (IPO), fusão com outra empresa ou listagem direta das Ações.
No caso da listagem direta a Coinbase não venderá novas ações como ocorreria numa IPO, e os investidores existentes não estarão sujeitos a restrições de lock-up ao alienar suas participações após a listagem na Bolsa.
A solicitação enviada à SEC trata-se de documento confidencial, e a forma de distribuição dos papéis apenas poderá ser revelada faltando três semanas para o seu lançamento.
Ressalta-se que não há data programada para isso.
Segundo a Coinbase, “agora a SEC precisa concluir seu processo de revisão, sujeito ao mercado e outras condições”.
Para que a exchange possa abrir seu capital serão necessários novos registros de acordo com normativas da Securities Act, de 1933; e regras da Comissão de Valores Mobiliários.
De acordo com o levantamento dos fundos privados da Coinbase de 2018, a exchange foi avaliada em US$8 bilhões de dólares.
Entretanto, o grupo Messari fez um levantamento mais atualizado de dados públicos da exchange ao qual estimou um valor suposto para a empresa de US$28 bilhões de dólares.
A Coinbase foi fundada em 2012, e é uma das maiores exchanges do mundo possuindo mais de 35 milhões de usuários.