O Federal Reserve (FED) publicou uma atualização do relatório sobre o impacto dos criptoativos e plataformas financeiras descentralizadas (DeFi) na estabilidade do sistema financeiro dos Estados Unidos.
Nele, descreveu as vulnerabilidades emergentes que podem trazer riscos à estabilidade financeira do mercado tradicional.
Devido à regulamentação atrasada, o FED acredita que o mercado criptográfico poderá trazer riscos ao mercado financeiro tradicional caso se tornem mais interconectados
Pesquisadores do FED disseram em um Artigo publicado na sessão Finance and Economics Discussion Series que o mercado criptográfico traz riscos potenciais aos mercados financeiros.
No Artigo “As Implicações dos Ativos Digitais para a Estabilidade Financeira”, o FED disse que o valor dos ativos digitais cresceu rapidamente em um período de alta volatilidade, o que criou novos desafios para a estabilidade econômica por trazer vulnerabilidades para o sistema financeiro tradicional.
“O ecossistema de ativos digitais recentemente provou ser altamente frágil”, diz o Artigo, entretanto “os choques adversos nos mercados de ativos digitais tiveram repercussões limitadas no sistema financeiro tradicional”.
Isso porque o FED considera que “atualmente, o ecossistema de ativos digitais não fornece serviços financeiros significativos fora de seu ecossistema e apresenta interconexões limitadas com o sistema financeiro tradicional”.
Porém, com o rápido crescimento do mercado de ativos digitais o Artigo descreveu “vulnerabilidades emergentes que podem apresentar riscos para a estabilidade financeira no futuro”.
O FED prevê que o ecossistema dos ativos digitais pode se tornar “mais sistêmico e cada vez mais integrado ao sistema financeiro tradicional”.
O Artigo cita de forma mais específica o mercado das stablecoins, o de finanças descentralizadas, e os processos regulatórios.
Os especialistas discutiram os riscos em potencial que envolvem as stablecoins, e a sua crescente adoção por bancos nos Estados Unidos.
Também citaram a fragilidade e a necessidade regulatória das plataformas e protocolos de finanças descentralizadas (DeFis).
E por fim discutiram a crescente interconectividade entre o mercado de investimentos em criptoativos com os mercados financeiros tradicionais.
O FED disse que o crescente mercado de finanças centralizadas (CeFis) e DeFis carecem de maior regulamentação para evitar riscos aos investidores, e às empresas e instituições financeiras do mercado tradicional.
Os pesquisadores disseram que O FED está pressionando por maior rigor e controle sobre a indústria de criptoativos, incluindo a mineração de criptomoedas.
“As DeFis aproveitarão todas as oportunidades de lucro, independentemente de seu impacto no sistema financeiro e seu rápido desenvolvimento levará à falta de ferramentas necessárias para garantir que os reguladores cumpram as Leis e Regulamentos,”, diz o Artigo.
O Fed destacou com isso a necessidade do desenvolvimento rápido e moderno de regulamentação para criptomoedas.
Para os pesquisadores, a regulamentação deve estar no mesmo nível ou um pouco à frente do desenvolvimento do setor.