O Avalanche e o Flare Network são dois novos protocolos de contratos inteligentes em finanças descentralizadas (DeFi).
Embasado em uma tecnologia inovadora, o Avalanche possui um protocolo de consenso que permite uma maior descentralização em tempos de confirmação de contratos inteligentes quase instantâneos, mais precisamente, em menos de 1 segundo.
Sua estrutura de rede extensível permite aos desenvolvedores lançar sub redes com novos ambientes de execução arbitrários.
Mas o mais interessante é que a sua plataforma oferece suporte a todo o kit de ferramentas de desenvolvimento Ethereum como o Remix, MetaMask, MEW e Truffle Suite.
O Avalanche possui um Token nativo em sua rede, o AVAX, que é a unidade monetária de sua conta.
O AVAX fornece a garantia de segurança básica à rede Avalanche pagando as operações e fornecendo um amplo conjunto de serviços de utilidade aos seus usuários.
Já o Flare Networks é uma empresa de blockchains apoiada à Ripple. Embasada no conceito “Turing Complete Smart Contracts” a sua plataforma se associa à rede Ethereum Virtual Machine integrando o XRP no ecossistema ETH de contratos inteligentes, permeando a facilitação de transações na rede.
Na plataforma Flare, o XRP é a criptomoeda de segurança. A sem segurança passa ser denominada FXRP, passando a ser protegida pelo próprio Token nativo do Flare, o SPARK.
Ambas as plataformas foram construídas para dar um maior suporte à rede ETH no que diz respeito aos Contratos Inteligentes.
No caso do Avalanche, a operacionalidade de sua plataforma visa a total descentralização, inclusive permitindo que cada usuário implemente soluções e contratos específicos de acordo com a sua demanda.
Já a plataforma do Flare Network é mais restrita, e atualmente integra o XRP a protocolos de interoperabilidade como o Cosmos e o Polkadot, ou através de protocolos de pontes bem definidas com a rede ETH.
Ambas funcionam como plataformas de contratos inteligentes que passam a integrar a comunidade das finanças descentralizadas junto ao ecossistema do Ethereum.