A partir do Grande Prêmio de Mônaco os ingressos para os grandes prêmios de Fórmula 1 poderão ser emitidos no formato de tokens não fungíveis (NFTs).
O novo formato de venda de ingressos será implementado através da parceira entre três empresas: A Elemint, uma empresa de engajamento de e fidelização de clientes voltada para o esporte e entretenimento; a empresa focada em tecnologia Web3, Bary; e a empresa de comercialização de tickets, Platinium Group, que já é parceira da marca Fórmula 1.
Com isso, os espectadores da Fórmula 1poderão receber seus tickets de prova digitalizados e e em modelo tokenizado.
O primeiro lote de ingressos em NFT será emitido para os dias 26 a 28 de maio para o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Mônaco. Os NFTs deverão conter a imagem de trechos icônicos do circuito, como a curva de Sainte Devote, o Fairmont hairpin, e a reta do Casino.
Web3 e NFTs na Fórmula 1
A Bary e a Fórmula 1 vão usar tecnologia blockchain da Polygon para lançar os tickets de prova em NFTs.
O emails dos compradores serão associados a uma carteira digital que conterá o token. Além disso, o ticket trará um esquema de geração de QRCode auto renovável a cada 15 minutos para acesso aos locais de prova.
Com isto a empresa Fórmula 1 pretende erradicar a emissão de tickets falsos ou a revenda de bilhetes a preços elevados no mercado secundário.
De acordo com os organizadores do evento, cada GP terá as suas obras de arte específicas, e poderão se tornar colecionáveis para o fãs da Fórmula 1.
Além de acesso aos GPs, os NFTs deverão trazer outras funcionalidades para os colecionadores desbloqueando vantagens adicionais, como descontos para outras provas, acesso e descontos em produtos nas lojas oficiais, e participação em serviços de hospitalidade pós-corrida.
- Leia também: ‘Bitcoin é a salvação’, diz autor do best-seller ‘Pai rico, pai pobre’ diante de possível calote dos EUA
O CEO da Elemint, Jacques-Henri Eyraud, disse que a tecnologia Web3 vai melhorar a organização de eventos esportivos, além de trazerem mais segurança às bilheterias dos eventos.
‘A experiência torna-se mais personalizada e divertida para os fãs de todos os tipos de competições esportivas. Os aplicativos desenvolvidos com as tecnologias Web3 da Elemint transformarão completamente a experiência dos torcedores e sua relação com os eventos esportivos nos próximos anos’, disse Eyraud.
Além do mais, o principado de Mônaco e o seu grande prêmio de Fórmula 1 é um dos mais atrativos do campeonato com uma das maiores audiências do mundo do automobilismo esportivo, e o empreendimento em Web3 promete alavancar o conceito dos NFTs.