Registros judiciais mostram que os consultores do processo de falências da exchange de cripto FTX estão repassando ao FBI informações teoricamente confidenciais sobre as transações de clientes da exchange de criptomoedas.
Conforme noticiou a Bloomberg em reportagem publicada nesta sexta-feira (03), documentos da consultoria Alvarez & Marsal revelam que diversos escritórios do FBI, incluindo o da Filadélfia e o de Oakland, receberam dados sobre as transações dos clientes da FTX.
O envio de informações tem como objetivo atender o pedido das autoridades para “investigar todas as transações e contas de clientes”. No entanto, não se sabe ao certo a quantidade de informações que os agentes federais receberam, tampouco seu conteúdo.
FBI recebe dados de transações de clientes da FTX
Os dados dos clientes da FTX tem sido um tema sensível desde que a exchange de criptomoedas entrou em recuperação judicial em novembro do ano passado. Os advogados conseguiram com sucesso e repetidas vezes impedir que a imprensa divulgasse os nomes dos clientes da plataforma. O argumento é que a divulgação poderia tornar as pessoas alvos de ataques, fraudes e roubo de identidade.
Ainda sobre a FTX, na quinta-feira (02) chegou ao fim o julgamento de seu fundador e ex-CEO Sam Bankman-Fried (SBF). Ele foi condenado por sete das sete acusações contra ele, incluindo conspiração, fraude e lavagem de dinheiro. A sentença será proferida em março do ano que vem.
A FTX chegou a ser uma das maiores exchanges de criptomoedas dos Estados Unidos, firmando grandes parcerias e promovendo várias ações de divulgação da marca. Mas o castelo caiu quando a imprensa de cripto divulgou informações sobre o balanço desastroso da FTX e de sua empresa irmã Alameda Research.