- EUA consideram usar tarifas para comprar Bitcoin soberano
- Governo busca Bitcoin sem gastar dinheiro dos contribuintes
- Estratégia pode criar reserva estratégica de criptomoedas
O governo dos Estados Unidos estuda uma nova forma de adquirir Bitcoin sem utilizar dinheiro dos contribuintes. A proposta envolve redirecionar parte da arrecadação com tarifas de importação para financiar essas compras.
O plano surgiu a partir de uma ordem executiva de Donald Trump, que instituiu a criação da Reserva Estratégica de Bitcoin dos EUA (SBR).
Estratégia visa evitar impacto ao orçamento público
A ordem executiva de Donald Trump delegou ao secretário do tesouro, Scott Bessent, e ao secretário de comércio, Howard Lutnick, a missão de desenvolver estratégias para comprar Bitcoin sem gerar custos extras à população.
Segundo Bo Hines, diretor executivo do conselho de consultores do presidente sobre ativos digitais, uma dessas alternativas envolve o uso das receitas tarifárias.
Estamos buscando ideias criativas. A receita com tarifas pode ser um caminho promissor, disse Hines em entrevista à Casa Branca para o investidor Anthony Pompliano. Ele também mencionou a possibilidade de reavaliar os certificados de ouro do Tesouro com base em preços estatutários.
O objetivo declarado do grupo é adquirir o máximo de Bitcoin possível e manter os ativos como reserva soberana no longo prazo.
Compra de Bitcoin entra na agenda oficial de governo
A iniciativa marca uma mudança histórica na postura dos Estados Unidos em relação ao Bitcoin. Pela primeira vez, o governo admite publicamente a possibilidade de compras em nível soberano, algo até então reservado a países como El Salvador.
Além disso, a equipe de Donald Trump considera a proposta politicamente viável. Ela respeita o compromisso do presidente de evitar gastos públicos desnecessários e, ao mesmo tempo, posiciona o país estrategicamente no novo cenário monetário global.
Ainda mais, a colaboração entre o tesouro, o departamento de comércio e o conselho de ativos digitais continuará nas próximas semanas. Eles deverão apresentar um plano concreto para garantir que as compras de Bitcoin ocorram de forma legal, transparente e sem interferir no orçamento federal.