Na última terça-feira (03), a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) da Grã-Bretanha emitiu um alerta contra a exchange Bitmex, alegando que a mesma vem executando golpes financeiro. Além disso, a FCA informou que empresas que oferecem, promovem e vendem serviços ou produtos financeiros no país devem ser autorizados pelo órgão.
Chamando a exchange de “golpistas”, a autoridade reguladora alertou os consumidores que Bitmex não está autorizada a oferecer produtos e serviços financeiros no Reino Unido. Assim, a FCA acredita que a exchange esteja fornecendo serviços financeiros para cidadãos britânicos, sem autorização da mesma.
O órgão regulador ainda recomenda aos cidadão que lidem apenas com empresas financeiras autorizadas e verifique o Registro de serviços financeiros para garantir conformidade. Contudo, a FCA estimula que ao se depararem com empresas não registradas devidamente que os consumidores a denunciem.
De fato, esta não é a primeira vez que a Grã-Bretanha promove ataques contra empresas e o setor cripto. Em junho passado, a FCA pretendia proibir derivados de criptomoedas, porém mais tarde naquele ano o órgão passou a recomendar os produtos.
Os derivativos de criptomoedas não são regulamentados em diversos países, inclusive no Reino Unido. Por esse motivo a BitMEX já bloqueia geograficamente vários países, principalmente os Estados Unidos.