A empresa de gestão de ativos Grayscale Investments suspendeu os investimentos em seis de seus Fundos, incluindo o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) e o Ethereum Trust (ETHE).
A suspensão do investimento é devido ao fim do período de bloqueio para as Ações recém-adquiridas do fundo GBTC.
Este prazo é de 6 meses, e tem implicações para os detentores de GBTC em novas estratégias de compra uma vez que estas são feitas a preços mais baixos, o que possivelmente resulta em retornos mais altos.
Atualmente, devido à pressão de compra dos investidores as Ações do Fundo GBTC estão sendo negociadas a um preço mais alto do que o Bitcoin propriamente dito.
Mesmos mais caras, as Ações dos Fundos são mais atraentes para os investidores tradicionais porque estas podem ser negociadas nas Bolsas de Valores.
A suspensão dos investimentos coincidiu com o fim do bloqueio obrigatório de seis meses para as ações do GBTC adquiridas em junho de 2020, com isto, agora estas podem ser negociadas no mercado aberto.
Este tipo de procedimento pode pressionar o preço do Bitcoin para baixo, uma vez que o o fundo possui mais de 161 mil Bitcoins, em valor estimado de US$11 bilhões de dólares.
Entretanto, o Grayscale já realizou este tipo de procedimento outras vezes, aparentando não se tratar de uma mudança de estratégia da empresa.