Há 12 anos foi concluída a primeira transação de Bitcoin.
O primeiro bloco da cadeia do Bitcoin (bloco 0 ou Genesis) foi criado no dia 03 de janeiro de 2009.
Seis dias após a criação do primeiro bloco de Bitcoin (em 09.01.09) o bloco Genesis foi totalmente minerado, e assim surgiram os primeiros 50 Bitcoins da rede.
Passados mais 3 dias, portanto em 12 de janeiro de 2009, a primeira transação de Bitcoin aconteceu, e quem o recebeu foi Hal Finney.
Finney foi um grande cientista da computação, e ajudou a criar diversos jogos de video game e computador.
Como a identidade de Satoshi Nakamoto é desconhecida, as suposições de quem seria o criador do Bitcoin circundam as pessoas envolvidas diretamente no desenvolvimento da rede Bitcoin.
Assim, Hal Finney é um dos personagens mais próximos à Satoshi Nakamoto, e inclusive muitos acreditam que Finney é o próprio Satoshi.
A primeira transação de Bitcoin concluída deu prova de funcionalidade total do sistema, uma vez que a mineração já estava funcional e o envio de 10 Bitcoins a Hal Finney confirmou a viabilidade da rede.
Em 2009, Finney chegou a escrever no fórum BitcoinTalk que participou da extração de um dos blocos de Bitcoin, mas não soube informar ao certo qual bloco foi.
Finney escreveu sobre o bloco minerado: “70 e alguma coisa”.
Desta forma, Finney além de ser o primeiro recebedor de uma transação de Bitcoin também foi um dos primeiros a participar do processo de mineração da criptomoeda.
Hal Finney teve uma participação fundamental no desenvolvimento do Bitcoin, e faleceu em 28 de agosto de 2014 acreditando que o Bitcoin seria um fenômeno.
Em email enviado à Satoshi Nakamoto, Finney foi um dos primeiros a crer que o Bitcoin teria uma valorização impressionante quando todos os blocos fossem minerados.
Na mensagem, Finney pontou o valor de US$ 10 milhões de dólares para cada Bitcoin quando estivessem as 21 milhões de unidades minerados.
Finney, nesta data histórica saiba que os bitcoiners acreditam plenamente nesta sua previsão.
Descanse em paz.