A gigante do setor bancário do Reino Unido, HSBC, está procurando parceiros bancários na Coréia do Sul para implantar a plataforma blockchain Voltron no país. Conforme relatado, a Voltron é uma plataforma que permite que as empresas processem e liquidem suas faturas de negociação via blockchain.
O Diretor de Inovação do HSBC na Blockchain, Joshua Kroeker, diz que a empresa planeja lançar comercialmente a Voltron em um futuro próximo. O HSBC quer estabelecer laços com bancos coreanos para colaborar no desenvolvimento da plataforma e compartilhar custos.
Kroeker acredita que o sistema descentralizado pode reduzir significativamente o tempo geralmente necessário para operações interbancárias e facilitar as conexões. “O maior impacto será o tempo. Tempo e transparência ajudarão as empresas a administrar melhor seu fluxo de caixa e capital de giro”, disse ele a repórteres, acrescentando:
“Estou aqui esta semana para ajudar os bancos coreanos a colaborar nesta plataforma blockchain para obter cartas de crédito.”
No início deste ano, Béatrice Collot, chefe de Comércio Global e Recebíveis do HSBC, prestou homenagem especial à blockchain, dizendo que a tecnologia tem o potencial de convergir os dois principais ecossistemas envolvidos no financiamento do comércio – o ecossistema financeiro, que inclui bancos e fornecedores e o ecossistema da cadeia de produção. Ela mencionou transparência e instantaneidade como as verdadeiras forças do blockchain.