A gigante americana IBM acabou de inciar um teste de contrato inteligente via blockchain, monitorando o envio de 28 toneladas de tangerinas, da China para Cingapura.
As 3.000 caixas de frutas foram enviadas hoje, por navio e o Conhecimento de Embarque – documento oficial com descrição de itens, peso e quantidades – foi registrado em blockchain pelo documento batizado de e-BL.
Este documento é entregue para todas as partes envolvidas no processo, inclusive para bancos que fazem o financiamento da carga e ou transporte. Esse procedimento pode levar dias, e pôde ser gerado via blockchain “em apenas um segundo”, já que o processo é todo automatizado, afirma a empresa por comunicado de imprensa.
Tay Khiam Back, presidente da Hupco, importadora de frutas mostrou-se animado com a velocidade de tempo e diminuição de gastos que o e-BL proporciona:
Estamos muito satisfeitos com o resultado. Ao usar o e-BL, vimos como todo o processo de embarque pode ser simplificado e tornado mais transparente com considerável economia de custos.
Como todos os processos ficam registrados na blockchain, torna-se impossível a alteração de dados. Logo o risco de fraude, falsificação ou adulteração de procedência tendem a zero.
Que assim seja!