Um novo relatório do Bank of International Settlements (BIS) divulgado ontem (24), aponta que 2020 é o ano em que o interesse por CBDCs realmente explodiu. O novo documento analisou as abordagens técnicas e posições políticas através de mais de 16.000 pronunciamentos realizados pelos bancos centrais nos últimos anos.
De acordo com os pesquisadores, “as atitudes sobre se os bancos centrais devem emiti-las [CBDCs] mudaram visivelmente no ano passado”. De fato, em suas análises, os pesquisadores identificaram um surpreendente crescimento no interesse público por CBDCs ao longo dos últimos anos.
Segundo os dados apresentados, 2020 foi o ano em que as pesquisas mundiais pelo termo “CBDCs” superaram pesquisas por “Libra”, a criptomoeda do Facebook, e inclusive por “Bitcoin”. Assim, o relatório sugere que as “CBDCs conquistaram a atenção global” em 2020.
Segundo os pesquisadores do BIS, um dos principais fatores para o aumento do interesse sobre as CBDCs foi o anúncio da Libra, realizado pelo Facebook no ano passado. O anúncio foi seguido por um cerco regulatório pelo setor público. Assim, ainda no final de 2019, “os bancos centrais […] relataram que provavelmente emitirão CBDCs muito em breve.”
Outro motivo que pode ter influenciado no crescimento do interesse foi a pandemia de coronavírus. “As medidas de distanciamento social, as preocupações do público de que o dinheiro possa transmitir o vírus COVID-19 e os novos esquemas de pagamento do governo para cidadãos aceleraram ainda mais a mudança em direção aos pagamentos digitais.”