O comércio de Bitcoin P2P na Venezuela tem aumentado nas últimas semanas, principalmente após o sistema bancário nacional devido a quarentena nacional. De fato, no último dia 17, Nicolás Madura, presidente do país, instaurou quarentena em todo o país para frear o avanço do COVID-19 na Venezuela.
Entretanto, devido a quarentena, o sistema bancário nacional está interrompido indeterminadamente. Fato este, tem causado um aumento no número de negociações no comércio de criptomoedas P2P.
Conforme dados da CoinDance, as negociações entre Bitcoin e Bolívar voltaram a crescer ultrapassando a marca dos US$ 3,4 milhões nas duas últimas semanas. Vale ressaltar que o comércio entre o par BTC/VEF vinha sofrendo consecutivas quedas ao longo das três últimas semanas na plataforma Localbitcoins.
Notavelmente, a pandemia de coronavírus tem levado ao aumento no volume de negociação na plataforma em diversos países da América Latina. Nos últimos dias, Peru e Colômbia fecharam suas fronteiras, consecutivamente o volume de negociação nesses países cresceram 30% e 15% respectivamente.