O Irã vem sofrendo economicamente com sanções impostas pelos Estados Unidos, como por exemplo ter sido excluído do sistema Swift (de troca de moedas internacionais), e por isso tem buscado maneiras de se desvencilhar de tais sanções. De acordo com um comunicado emitido pela Al Jazeera no dia 27 de janeiro, em breve o país poderá estar anunciando uma cripto apoiada pelo governo.
Hoje, dia 29 de janeiro, começa na capital Teerã uma conferência anual de dois dias, Electronic Banking and Payment Systems, cujo tema será “Blockchain Revolution” nesta edição. Portanto existe uma expectativa de que a nova moeda seja anunciada durante a conferência.
Ainda segundo o comunicado da Al Jazeera, é esperado que a no criptomoeda seja implementada em duas fases. A primeira fase seria o lançamento, em que o ativo poderá ser usado para pagamentos entre bancos domésticos ou entre instituições internacionais. A segunda fase seria introduzir a moeda ao acesso público, mas a Al Jazeera aponta que essa parte pode nem se materializar, pois ao adotar criptomoedas e sistemas blockchain, o país automaticamente estaria substituindo o Swift, o que tornaria desnecessário tornar o acesso público à cripto.