O governo de Israel anunciou o lançamento de um projeto piloto para a tokenização em blockchain de títulos emitidos pelo governo.
A tokenização de ativos é uma das maiores evoluções que a tecnologia blockchain trará aos mercados de investimentos tradicionais
O Ministério das Finanças de Israel em associação com a Bolsa de Valores de Tel Aviv (TASE) começarão a testar uma plataforma de negociação de títulos digitais baseada em blockchain.
Os títulos serão emitidos pelo Ministério das Finanças, e terão a participação do provedor de serviços de custódia de ativos digitais, Fireblock, e da empresa desenvolvedora de software, VMware.
O projeto de nome “Éden” visa empreender na emissão de títulos nacionais, e segundo o Tesoureiro-Chefe do Ministério das Finanças, Yali Rothenberg, “as tecnologias baseadas em blockchain acabarão se tornando uma parte essencial dos mercados financeiros”.
Durante o lançamento do piloto os participantes do projeto receberão uma série de títulos do governo tokenizados em suas carteiras eletrônicas por meio da plataforma Éden.
O Ministério não informou quais ativos digitais serão utilizados do projeto.
O projeto será testado por cerca de seis meses e se tudo ocorrer conforme o previsto será lançado para investidores no segundo trimestre de 2023.
Há tempos o governo de Israel possui diretrizes sobre o uso de criptoativos no país, sendo que a primeira lei regulamentar foi lançada em meados de 2018.
E em maio deste ano o governo israelense anunciou uma parceria com o governo de El Salvador para desenvolver tecnologia de criptoativos no país.