A Litecoin foi recentemente alvo de agentes maliciosos que tentaram quebrar a privacidade na cadeia através de um ataque dusting. Como explicado pela Binance Vision, a ala de educação da bolsa, um ataque de poeira ocorre quando os hackers enviam dust (uma quantia abaixo da taxa média atual) para a conta pessoal de um usuário e o rastreiam na cadeia para tentar descobrir sua identidade.
O Bitcoin não é uma rede completamente anônima; a identidade ainda pode ser estabelecida por hackers habilidosos que podem estabelecer uma conexão entre um endereço e uma identidade individual ou corporativa.
Houve muitos incidentes no passado que levaram os entusiastas de cripto a serem doxeados (publicação de informação privada) e chantageados, incluindo os como os do lendário Hal Finney. Os golpistas perceberam que os usuários não prestam muita atenção a pequenas quantidades, ou seja, “poeira”, pois elas são insignificantes para os saldos das suas carteiras.
Eles iniciam uma ampla varredura de ataques de dusting em vários endereços e, em seguida, realizam uma análise combinada para identificar quais pertencem ao mesmo provedor ou indivíduo da carteira. Uma vez que os hackers podem verificar a identidade com precisão significativa, eles podem enviar links de phishing ou e-mails personalizados para induzi-los a se atormentarem. Como os ataques de poeira dependem de uma análise coerente para estabelecer identidade, eles não são eficazes se a poeira nunca for movida do endereço.