O Banco Popular da China (PBoC), recentemente começou a testar o yuan digital em quatro cidades estratégicas, Shenzhen, Chengdu, Suzhou e Xiong’An. O principal objetivo da estatal é preparar a moeda para que possa ser usada em 2022, quando o país sediará os Jogos Olímpicos de Inverno.
Assim, para que tudo ocorra bem, a Comissão de Reforma e Desenvolvimento do distrito de Xiong’An, convocou uma reunião com diversos nomes importante do mercado. Segundo uma agência de notícias do país, foram chamados representantes de agências governamentais, todos os quatro bancos comerciais estatais da China, Ant Financial, Tencent e 19 restaurantes, lojas de entretenimento e varejo que participarão do teste.
Dentre os nomes chamados para a reunião sobre o lançamento do yuan digital, também estão McDonald’s, Starbucks, Subway, entre outros. Além disso, há relatos que os bancos comerciais do país já começaram a desenvolver suas carteiras digitais para o DC/EP (Digital Currency/ Electronic Payment).
Contudo, aparentemente, o projeto piloto está preparando o DC/EP para ser usado já nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Apesar do evento esportivo só ocorrer em fevereiro daquele ano, é provável que o lançamento oficial do yuan digital esteja próximo.
Embora ainda sem data definida para o início dos testes, imagens do aplicativo de carteira do yuan digital já começaram circular. Uma das primeiras pessoas a compartilhar as imagens foi a Diretora de fusões e aquisições da Binance, Ling Zhang. Definitivamente a China está em clara vantagem em se tornar o primeiro país do mundo a lançar uma CBDC de varejo do mundo.