À medida que cresce a conscientização e a adoção de criptomoeda, espera-se que o mercado de Bitcoin ATMs se expanda. De acordo com uma pesquisa realizada pela MarketsandMarkets, o mercado de ATM para criptomoedas terá uma taxa anual de crescimento de 54,7% entre 2018 e 2023. Consequentemente, o valor deste mercado subirá para um valor de $144,5 milhões no período de cinco anos.
No momento, existem mais de 4.000 Bitcoin ATMs no mundo, segundo relatório da ValueWalk. Uma média de 4 ATMs (Bitcoin) são instaladas diariamente, de acordo com o site CoinATMRadar. Estima-se que o mercado de ATM para criptomoedas tenha valido $6,8 milhões de dólares no ano de 2017 e chegou a atingir $16,3 milhões em 2018.
O aumento do número de caixas eletrônicos vem em um período durante o qual as empresas estão priorizando a conformidade, lidando com políticas estritas de Know Your Customer (KYC) e de Anti-Lavagem de Dinheiro (AML). E também coincide com os esforços do G-20 para regular o setor de criptos com mais rigorosidade.
Falando à ValueWalk, o sócio-gerente da Straight Up Capital, Sean Keefe, disse que o Bitcoin tem o potencial de se tornar uma parte fundamental do setor de e-commerce, o que pode contribuir para a crescente demanda por caixas eletrônicos Bitcoin.
“O comércio eletrônico acabou. Criptomoeda é o futuro. Empresas como Overstock.com estão fazendo apenas transações Bitcoin, e outros conglomerados digitais como Amazon e Facebook sabem que o baú de guerra está chegando. Assim como o aol.com era uma marca em meados dos anos 90, o Bitcoin é apenas o começo de muitas marcas que oferecerão o mesmo serviço. É apenas uma questão de tempo até que todos tenham uma opção Bitcoin em seus dispositivos móveis.” disse Keefe.
As desvantagens do uso de Bitcoin ATMs
Existem algumas desvantagens para os caixas eletrônicos Bitcoin, especialmente para os usuários regulares e experientes. As taxas de transações são baseadas em porcentagem na maioria dos casos, levando a valores mais altos do que negociações em exchanges.
A maioria dos Bitcoin ATMs também tem limites diários para compradores e vendedores, impedindo indivíduos de comprar ou vender grandes quantidades de Bitcoin por vez.
Uma chave para o sucesso a longo prazo dos caixas eletrônicos Bitcoin é reduzir as taxas de transação e fornecer taxas de conversão razoáveis. Mas devido aos altos custos de manutenção, permanece incerto se esses problemas podem ser resolvidos nos próximos meses.
Estados Unidos, Canadá e México
O maior mercado de caixas eletrônicos de criptomoeda até 2023 continuará sendo a América do Norte. Esta será uma manutenção do status quo, já que, atualmente, a América do Norte tem 73,07% dos caixas eletrônicos de Bitcoin no mundo, com os Estados Unidos sendo o líder. A pesquisa atribuiu isso a um ambiente regulatório que é relativamente propício para criptomoedas.
“Espera-se que os EUA continuem a dominar o mercado de criptografia durante o período de previsão devido à presença de um grande número de provedores de hardware e software de criptografia ATM e ambiente de investimento favorável (sem barreiras legais)”, afirma o relatório Crypto ATM Market – Global Forecast to 2023. “Em 2017, o governo do México declarou o Bitcoin legal e será regulamentado pela Lei Fintech. Além disso, o Canadá registrou uma extensa atividade de start-up, especialmente para criptomoedas.”
América do Sul
Segundo o CoinATMRadar, o Brasil possui apenas dois caixas eletrônicos Bitcoin sediados em São Paulo, e a Venezuela terá seu primeiro ATM Bitcoin instalado nas próximas semanas. Enquanto isso, na Argentina, o número tem crescido rapidamente, sendo o país da América Latina com o maior número de ATMs para criptomoedas.