Uma das maiores empresas de e-commerce do mundo e possivelmente a maior empresa do ramo na América Latina, o nosso conhecido Mercado Livre, recentemente começou a avisar seus usuários que produtos relacionados a criptomoedas serão banidos da plataforma. A empresa fez o anuncio dias depois de receber um investimento de 750 milhões de dólares do PayPal.
O anúncio vem junto com a proibição de cartões pré-pagos de jogos digitais. As medidas passarão a valer a partir do dia 19 de Março.
No e-mail, o Mercado Livre avisa que o vendedor deve finalizar os produtos o mais rápido possível ou eles serão terminados automaticamente dia 19 de Março.
Uma pesquisa rápida pela palavra ‘criptomoeda’ no Mercado Livre Brasil mostra aproximadamente 9.200 produtos.
Interessante notar que ano passado, um serviço de carteira online de bitcoin chamado Ripio fez uma parceria com o Mercado Livre, assim a plataforma permitiria os usuários retirar seus fundos diretamente em bitcoin. Ambos Mercado Livre e Ripio são empresas Argentinas.
Ainda não está claro porque o Mercado Livre está proibindo a listagem de produtos relacionados a criptomoedas.
Atualização 19/03/2019.
Nota de esclarecimento do Mercado Livre:
“O Mercado Livre esclarece que, a partir de 19 de março, os anúncios de criptomoedas que estiverem ativos no site na condição “usados” serão automaticamente finalizados e novos anúncios somente poderão ser criados na condição de “produtos novos”.”