Segundo a revista de noticias de transporte Dry Bulk a gigante multinacional mineradora e petrolífera BHP teve sucesso em testar a tecnologia blockchain em um experimento conjunto com uma das maiores e mais antigas transportadoras do mundo, a japonesa NYK.
O biocombustível sustentável foi fornecido para o experimento pela empresa GoodFuels, enquanto a empresa BLOC, desenvolvedora de aplicações blockchain para a indústria marítima, desenvolveu o ecossistema descentralizado para rastrear a entrega.
Durante o teste a economia de dióxido de carbono (CO2) foi verificada por meio de uma plataforma de garantia de combustíveis por blockchain.
Como explicado pela Dry Bulk, o biocombustível sustentável usado no experimento serve como uma alternativa ao combustível tradicional e permite uma redução de CO2 equivalente a mais de 200 mil quilômetros dirigidas por carro.
De acordo com a revista, o teste em conjunto é um importante passo para a política global de descarbonização. A tecnologia Blockchain por sua vez pode ajudar a indústria a verificar as redes de fornecimento, tornando possível verificar e acompanhar com facilidade a redução de gás carbônico e permitir que apenas biocombustível seja utilizado durante o processo de transporte.
A indústria marítima tem adotado cada vez mais a tecnologia blockchain, por exemplo Zim, a maior empresa de transporte de carga de Israel recentemente abriu sua plataforma blockchain para contas eletrônicas de embarque para todos os clientes após testes anteriores bem sucedidos.
Outro exemplo é da IBM e de uma empresa de transporte e logística, a gigante Maersk que lançaram sua cadeia de fornecimento de transporte com blockchain envolvendo 94 organizações