Pela primeira vez em três meses, as 13 principais empresas de mineração de criptomoedas negociadas publicamente venderam mais bitcoins (BTC) do que produziram.
De acordo com a plataforma de pesquisa de mineração de Bitcoin TheMinerMag, a razão de liquidação-produção para empresas como Marathon Digital, Core Scientific, Argo Blockchain, Bitfarms, Bit Digital, Hut 8, Iris Energy e Terawulf foi de 105% em outubro, indicando que venderam todos os bitcoins minerados, além de ativos de suas holdings.
Em outubro, o aumento de 28% no preço do Bitcoin, atingindo cerca de $35.000, levou o ativo digital líder a uma alta de 18 meses. O volume de liquidação pelas 13 principais empresas de mineração públicas aproveitou o ganho mensal de 30% do BTC, com as empresas vendendo 5.492 BTC – avaliados em aproximadamente $164 milhões.
O índice de liquidação-produção de outubro foi superior ao de julho, agosto e setembro, que registraram 64%, 77% e 77%, respectivamente. Este aumento contrasta com o pico de 360% durante o início do mercado bear em junho de 2022, seguido por uma queda para cerca de 80% em agosto do mesmo ano.
Bitcoin
Algumas empresas de mineração têm vendido consistentemente todos os seus BTC minerados mensalmente, mas empresas como Marathon, Hut 8, Cipher, CleanSpark e Bit Digital adotam uma estratégia híbrida de tesouraria, e elas liquidaram mais em outubro do que nos meses anteriores. Bit Digital e Hut 8, que venderam 422 e 365 BTC, respectivamente, tiveram os índices individuais mais elevados, liquidando mais de 300% de suas produções mensais.
Os mineradores de Bitcoin podem estar optando por vender uma parte maior de seus ativos minerados por diversas razões, incluindo a reposição de reservas de caixa, realização de lucros com os aumentos de preços e, especialmente, a preparação para o próximo halving do Bitcoin, previsto para abril de 2024.
Esse evento reduzirá pela metade as recompensas de bloco, incentivando as empresas a acumularem mais caixa para enfrentar os desafios dessa mudança no protocolo de mineração.
O próximo halving, agendado para abril de 2024, reduzirá a recompensa para 3.125 BTC, mantendo o controle sobre a emissão da criptomoeda até que todos os 21 milhões de BTC sejam minerados.