O Ministério das Finanças da Rússia discute a possibilidade de permitir a compra e venda de Bitcoins e outras criptomoedas. Os legisladores estão se preparando para redigir uma lei sobre a circulação da moeda digital no país e a idéia de aceitar sua negociação está em discussão séria. No entanto, a conclusão final sobre esse assunto ainda não foi alcançada, de acordo com o vice-ministro das Finanças, Alexei Moiseyev.
Recentemente, houve uma reunião entre o Banco Central da Rússia e a agência de segurança Federal Security Service (FSB), para averiguar quanto de Bitcoin e criptomoedas podem ser aplicados no país.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Circulação de criptomoedas
Até agora, há uma ampla gama de atividades que vão desde a proibição até a margem de compra. Como qualquer outra moeda estrangeira, é possível negociar criptomoeda, no entanto, ainda é um processo lento de pagamento em relação à moeda fiduciária. Quando uma conclusão política é feita sobre este assunto, o país, através do Ministério das Finanças, assumirá o fardo e a responsabilidade.
Anatoly Aksakov, chefe do Comitê do Mercado Financeiro da Duma, definiu a idéia de uma solução de compromisso e solução e revelou que, de acordo com as recomendações do Grupo de Ação Financeira (FATF), a Federação Russa deve aprovar um projeto de lei sobre uso e circulação de ativos digitais antes do final deste ano, uma vez que também ajudará a valer as receitas ilegais.
Rússia percebe os benefícios do Bitcoin
A Rússia é conhecida por sua atitude bastante hostil em relação às criptomoedas. No início deste ano, o vice-presidente do Comitê de Duma do Estado, Nikolai Arefyev, sugeriu que a moeda virtual deveria ser banida em todos os países, sugerindo que qualquer pessoa que fosse pega usando-a após ser barrada, deveria pagar por isso.
O Banco Central também está planejando colocar um limite no comércio de criptomoedas que durará cerca de 12 meses completos. A proibição começará com os “investidores não qualificados” que participam das operações de ativos digitais. O Banco Central vai emendar o projeto de lei de criptomoeda apelidado de “Ativos Financeiros Digitais”.
Por outro lado, o Banco da Rússia também está considerando lançar uma moeda digital do Banco Central (CBDC), forma digital de moeda fiduciária estabelecida como dinheiro por regulamentação governamental ou lei, mais cedo ou mais tarde, de acordo com a agência de notícias local TASS em 15 de junho.