A Jaguar Land Rover anunciou planos para recompensar os motoristas que registram informações sobre suas viagens com pagamentos feitos em criptomoedas.
A montadora britânica está desenvolvendo uma tecnologia de carteira inteligente que pode ser instalada em seus novos veículos, informa a Reuters. A criptomoeda Iota seria então usada para pagar esse sistema virtual de armazenamento de moedas toda vez que o motorista apresentasse informações sobre buracos ou estradas congestionadas para empresas de navegação e conselhos locais, diz o site de notícias.
A montadora ainda precisa confirmar quanto os motoristas poderiam ganhar, mas o site de notícias Motoring Research afirma que os proprietários de carros poderiam gastar seu dinheiro digital “com pedágio, estacionamento, recarga de carros elétricos e até café”.
A JLR afirma que o esquema ajudará a reduzir o tráfego e incentivará os conselhos locais a melhorar as condições das estradas. E se o plano reduzir o congestionamento, tanto as emissões dos veículos quanto o número de acidentes na estrada também cairão, acrescentou a montadora.
A JLR começou a testar o sistema em estradas em torno de seu local de engenharia em Shannon, na Irlanda, em uma frota de veículos de teste Jaguar F-Pace e Range Rover Velar, informou a Autocar.
Outras montadoras oferecem aos clientes oportunidades de ganhar dinheiro?
A prática de pagar clientes é uma tendência relativamente nova que poucos fabricantes adotaram até agora.
Na semana passada, o executivo-chefe da Tesla, Elon Musk, anunciou planos para lançar um serviço “robotaxi” autônomo usando a atual linha de carros elétricos da empresa.
O serviço, que Musk espera lançar no ano que vem, é semelhante a aplicativos como o Airbnb, com os proprietários de carros temporariamente “emprestando” seus veículos autônomos enquanto pegam e transportam passageiros, informa o Daily Telegraph.
O magnata da tecnologia disse que os motoristas poderiam ganhar US$ 30 mil por ano sob o esquema, com a Tesla assumindo um corte de 25% a 30%.