Este foi o título de hoje, do vídeo do BitNada.
Entre outros assuntos, eu abordo a fase ruim da moeda NEM (XEM).
Recentemente houve uma troca de direção, e constataram que a Fundação NEM estava com problemas financeiros. Segundo a agência CoinDesk, somente uma ajuda da comunidade na casa dos 7,5 milhões de dólares ajudariam a fundação a se manter em pé.
Muito foi noticiado pela mídia que cobre nosso pequeno mundo de criptomoedas, que a moeda estava em decadência, e estaria próxima de quebrar.
Verdade seja dita, a Fundação NEM tem sua importância, não vou aqui dizer o contrário, mas longe de ser o principal elo de funcionamento de sua blockchain ou aplicações.
Acontece que as grandes ‘promessas’ dos anos 2016 e 17 cresceram muito em marketing, desenvolvimento e estrutura física. E é claro que isso demanda trabalho e principalmente VERBA.
O crescimento das empresas do setor foi um fenômeno.
A exchange Binance, por exemplo inciou suas operações no meio de 2017, e em pouquíssimos meses se tornou a exchange com maior liquidez do mercado.
Aqui no Brasil não foi diferente: Dezenas de novas exchanges começaram suas operações em 2017 e 18. As que já existiam, cresceram ainda mais.
Me lembro de olhar o volume transacionado na mercado bitcoin durante os dias de 2017, e normalmente ver o número de 900 a 1.000 bitcoins transacionados diariamente.
Na data de hoje a Braziliex por exemplo, está com 52 bitcoins transacionados.
E o que fazer com toda esta estrutura adquirida? O que fazer com as centenas de profissionais novos que entraram no mercado e hoje buscam espaço?
É uma pergunta difícil de responder.
Muitas moedas / empresas / projetos estão deixando de existir, ou diminuindo drasticamente suas proporções.
Como citado no vídeo, Ethereum Classic, Bitmain, Huobi, Liqui e NEM são as mais recentes em desaceleração. E eu poderia ficar horas citando outros projetos com contenção de gastos, como a BitPay, Nebulas, TSMC (Mineradora). Até a CBOE retirou seu pedido de ETF pelas incertezas do mercado.
Muitos projetos vão ‘capengar’ este ano. Muitos bons projetos infelizmente vão quebrar com a queda do mercado e toda essa baixa procura por criptoativos.
Mas uma coisa é certa; O mercado vai se recuperar. (espero eu)
E quando isso acontecer, todos esses novos profissionais que estão temporariamente saindo do mercado hoje, vão nos ajudar a recomeçar de forma mais robusta. E isso se deve ao amadurecimento e ao livre mercado.