Devido às diversas dificuldades que a rede Ethereum tem passado, blockchains de terceira geração como a da rede Cardano está se tornando uma alternativa.
Até a rede Ethereum 2.0 se tornar uma realidade, blockchains como a Cardano e PolkaDot poderão emergir e se estabelecerem como uma alternativa viável para protocolos como os dos tokens não fungíveis (NFTs).
A rede Cardano já está ofertando a possibilidade de serem criados tokens nativos em sua rede, e como a rede está mais forte no mundo cripto, não demorará muito para que produtos e serviços baseados na tecnologia Cardano se desenvolvam.
Os contratos inteligentes do projeto Marlowe estão pronto para serem rodados, e a plataforma Plutus proverá diversas funcionalidades à rede Cardano, inclusive a propriedade de se gerar tokens não fungíveis.
a plataforma Plutus permitirá que os usuários criem aplicativos seguros e contratos inteligentes com altos níveis de garantia, de acordo com um vídeo explicativo gravado no YouTube por Michael Peyton.
Atualmente a fase Shelley possui a rede de teste da Cardano em pleno funcionamento para seus desenvolvedores.
Nela inclui-se pools de participação, delegação de participação e descentralização, também integra as funções iniciais da fase Goguen com metadados de transações para permitir serviços públicos, além de aplicativos descentralizados na rede.
Como a rede opera em pools de participação, o testnet está aberta a todos os desenvolvedores e parceiros comerciais, e em breve a função de produção de tokens não fungíveis estará disponível na mainnet.