Um novo relatório da CoinMetrics trouxe novos dados sobre o ecossistema das principais stablecoins do mercado. Segundo o documento, atualmente há um alto nível de centralização entre essas criptomoedas, com pelo menos 80% da capitalização delas sendo controlada por seis endereços.
O estudo abordou as principais stablecoins do mercado, como Gemini Dollar, Binance USD, HUSD, Tether, USDT e USDK. Identificando assim a alta centralização em torno delas, estimando que apenas seis contas mantém pelo menos 80% da capitalização total delas.
De fato, dentre essas stablecoins, a Tether é a que possui a riqueza melhor distribuída, com quase 1.600 endereços controlando 80% do seu valor de mercado. Já a USD Coin e a TrueUSD (TUSD) também aparecem no estudo, com quase 200 contas cada controlando 80% do total de tokens.
A CoinMetrics também observou o total de transações usando tokens estáveis. Conforme aponta o documento, a USDC é a segunda stablecoin mais distribuída, tendo 80% de suas transferências sendo realizadas por mais de 20% do total de contas.
Além disso, os pesquisadores conseguiram identificar que pelo menos 20% de todas as transferências realizadas com essas criptomoedas, tem valor inferior a US$ 100. Assim, esses dados indicam uma adoção significativa desses tokens como forma de pagamento.