Um novo tipo de ataque phishing está usando o nome de uma das mais famosas franquias de mídia dos anos 90, o Pokémon.
Especialistas em segurança cibernética da empresa AhnLab, divulgaram detalhes sobre o programa Pokémon NFT, que espalha um malware em dispositivos eletrônicos.
O Malware infecta os dispositivos dos usuários e furta dados através de um jogo de cartas falso da coleção Pokémon.
Os especialistas da AhnLab descobriram que os hackers usam um site de phishing por trás de um jogo de cartas Pokémon NFT disfarçado.
Os jogos e os NFTs são scam
Ao baixar o jogo em computadores, laptops e tablets, o usuário perde o controle do dispositivo e os criminosos cibernéticos obtêm acesso aos dados armazenados no dispositivo.
Para tanto, os invasores usam o NetSupport Remote Access Tool (RAT), uma ferramenta de gerenciamento utilizada por empresas e consumidores para interagir de forma remota com sistemas digitais.
Quando os usuários tentam jogar o jogo de cartas que imita um projeto de token não fungível (NFT), o NetSupport RAT é instalado no dispositivo e cria arquivos ocultos que permite que o malware seja executado mesmo após a reinicialização do dispositivo.
Por usar os temas Pokémon e NFTs, muitos usuários estão susceptíveis a baixarem o jogo e terem seus dispositivos infectados.
Vale lembrar que o Pokémon é uma das maiores franquias de mídia, e ficou muito conhecida após lançar o game Pokemón Go.
E também vale lembrar que em 2021 o termo mais pesquisado no Google foi NFT, e que atualmente é um dos artigos digitais mais visados por empresas de diferentes segmentos de atuação.