Diante de declarações recentes de algumas pessoas ligadas ao Governo de Honduras, surgiram rumores de que o país poderia ser um dos próximos a tornar o bitcoin (BTC) uma moeda de curso Legal.
Mas diante da repercussão mundial sobre o assunto o Banco Central do país se apressou para desmentir a informação.
Quem sabe na próxima…
Numa das frases que mais repercutiram na última semana, a presidente do país, Xiomara Castro, disse que Honduras deveria “escapar da hegemonia do dólar.”
O presidente do Banco Cebtral Hondurenho também havia falado sobre pagamentos com criptoativos e sobre uma moeda digital de Banco Central, a CBDC.
Mas quando esperava-se que Honduras anunciasse algo em favor dos criptoativos, o Banco Central emitiu uma nota e jogou uma água fria nos mais entusiasmados.
De acordo com uma nota oficial do Banco Central, o bitcoin e nenhuma outra criptomoeda é regulamentada em Honduras, e não são usadas como meio de pagamento nem em Honduras nem na grande maioria dos outros países.
Além disse, a nota diz que apenas o Banco Central do país pode emitir notas e moedas.
Apesar disto o país não criminalizará os criptoativos, e as empresas que quiserem atuar neste mercado deverão tomar seus próprios cuidados e assumir seus riscos.
Ademais, o Banco Central disse que continuará trabalhando sobre o modelo de sua moeda digital, e também na regulamentação dos criptoativos no país.