Boa tarde queridos
No versículo de ontem iniciamos a tradução da obra “Multinational Small Business“, neste concluímos.
A linguagem e a cultura podem permanecer as maiores barreiras. Dois métodos de ataque:
- A ascensão das nações virtuais. Pequenos negócios multinacionais podem falar inglês, japonês, mandarim, etc. Seus funcionários podem viver principalmente em um único ambiente cultural, dispersos por um grande número de pequenas comunidades étnicas ao redor do mundo, mantendo estreitas ligações de comunicação multimídia entre as comunidades de cultura específica. As redes comerciais mundiais Anglo, Japonesa e Chinesa serão absorvidas por outras culturas e fisicamente dispersas na maioria dos casos.
- Softwares de tradução de línguas. Brutos, versões especializadas podem em breve ser confiáveis, convenientes, e baratas o suficiente para muitos tipos de usos de pequenas empresas, como a tradução de manuais técnicos.
- O Inglês está se tornando cada vez mais a linguagem de fato para negócios e tecnologia
Uma pergunta interessante é quais pequenas mudanças podem provocar a mudança de fase mais rapidamente. Algo tão simples quanto um sistema de teleconferência de voz user-friendly (amigável ao usuário), pode ser o suficiente para empurrar os pinguins pra água¹. Ou pode ser o acesso generalizado à Internet com conexões TCP / IP criptografadas de redes mistas (route-mixed) e quadros brancos virtuais.
Outra pergunta interessante em qualquer grande tendência é quais serão os gargalos. Com o PC clonável, as CPU’s da Intel e o DOS da Microsoft acabaram se tornando os únicos elementos proprietários, com montagem, unidades de disco, terminais e similares, altamente competitivos. A riqueza irá fluir para os negócios que fornecerem as ferramentas de gargalo para a explosão que virá em pequenas empresas multinacionais.
O outro lado para a pequena empresa é a criação de processos de mercados, internos à grande corporação multinacional.
¹ tip the penguins into the water: desconheço a expressão, traduzi quase que literalmente.
Esse foi o final do Capítulo 3 do Evangelho de Satoshi Nakamoto. Volto amanhã com o Capítulo 4.
Abraços e fiquem com Deus!