Boa noite povo!
Neste versículo a tradução da obra “Hashcash – A Denial of Service Counter-Measure”. No anterior a primeira.
2.1 Auditável Publicamente, Custo Probabilístico.
- Uma função custo publicamente auditável pode ser eficientemente verificada por terceiros sem acesso a qualquer trapdoor ou informação secreta. (Quando dizemos publicamente auditáveis, queremos dizer implicitamente que a função custo é eficientemente auditável publicamente comparada ao custo de cunhar o token, em vez de auditável no sentido mais fraco de que o auditor poderia repetir trabalho feito pelo cliente.)
- Uma função custo de custo fixo leva uma quantidade fixa de recursos para computar. O algoritmo mais rápido para cunhar um token de custo fixo é um algoritmo determinístico
- Um função custo de custo probabilístico é uma em que o custo para o cliente cunhar um token tenha um tempo esperado previsível, mas um tempo real aleatório, pois o cliente pode calcular com mais eficiência a função de custo ao começar em um valor inicial aleatório. Às vezes o cliente vai ter sorte e começar perto da solução.
Há dois tipos de custo probabilístico, custo probabilístico limitado e custo probabilístico ilimitado.
– Uma função custo de custo probabilístico ilimitado pode, em teoria levar uma eternidade para computar, embora a probabilidade de demorar significativamente mais do que o esperado diminua rapidamente em direção a zero. (Um exemplo seria a função de custo de ser requerido a tirar cara com uma moeda justa; em teoria o usuário poderia ser azarado e acabar por tirar muitas coroas, mas na prática a probabilidade de não tirar cara por k lançamentos tende a zero rapidamente já que
– Com uma função custo de custo probabilístico limitado há um limite de quão azarado o cliente pode ser/estar na sua procura pela solução; por exemplo onde se espera que o cliente procure em algum espaço chave para uma solução conhecida; o tamanho do espaço chave impõe um limite superior no custo de encontrar uma solução.
2.2 Livre de Trapdoor
Uma desvantagem de uma função custo de solução conhecida é que o desafiador pode de maneira barata criar tokens de valor arbitrário. Isso exclui a auditoria pública em que o servidor pode ter um conflito de interesses, por exemplo, na medição de hits [ocorrências] na Web, em que um servidor pode ter um interesse em inflar o número de hits em sua página onde que está sendo pago por hit por um anunciante.
- Uma função custo livre de trapdoor é uma em que o servidor não tem vantagem em cunhar tokens.
Um exemplo de função custo livre de trapdoor é a função custo Hashcash [1]. A função custo quebra-cabeça de cliente de Juels e Brainard é um exemplo de função custo de solução conhecida em que o servidor tem uma vantagem em cunhar tokens. Além disso, os quebra-cabeças de cliente, conforme especificado no paper não são auditáveis publicamente, embora isso é por causa de uma otimização de capacidade e não inerente ao seu design.
Assim terminamos a segunda parte, no versículo seguinte a terceira. Abraços!