Na próxima semana está programado para acontecer o halving do Bitcoin (BTC), processo este ao qual a inflamação ou produção de BTCs será reduzida abruptamente.
O halving faz com que a recompensa por mineração de uma criptomoeda caia pela metade. Assim, todos os investidores que mineram criptomoedas passam a ter uma rentabilidade menor, o que costuma tirar do mercado pequenos mineradores.
Uma forma encontrada por mineradores como suporte para este processo foi oferecer e compartilhar parte do seu hashrate de mineração a investidores on line. Assim criaram os serviços de mineração em nuvens da web ou Mining Clouds.
No dia 1º de maio uma destas empresas antecipou o halving do BTC em praticamente 11 dias e reduziu pela metade o poder de mineração de seus usuários.
A Vixes, Mining Cloud formada há pouco mais de 2 meses por pequenos mineradores da Austrália, sem qualquer comunicado prévio, reduziu não apenas a recompensa de mineração do BTC, mas também de todos os algoritmos (e criptomoedas) ofertados em sua plataforma.
Entramos em contato especificamente com a VIXES, e diante das informações obtidas tecemos certa discussão.
Cada Criptomoeda de uma vez
Pensando a grosso modo, o halving que está por acontecer é do BTC! Daí, fica a pergunta do por quê das outras criptomoedas também terem seus rendimentos abruptamente reduzidos?
Um dos pontos a serem abordados é de que normalmente as Mining Clouds oferecem algoritmos de mineração aos seus clientes, e dentro destes algoritmos estão contidas certas criptomoedas.
No exemplo da VIXES, a empresa oferece 3 algoritmos para mineração:
O SHA-256, com as criptomoedas BTC, BTC-Cash, BTC-SV, DigiByte; O SCRYPT, com as criptomoedas Litecoin, Syscoin, Verge e Dogecoin; e o ETHASH com as criptomoedas Ethereum e Ethereum Classic.
O que ocorre é que estas criptomoedas foram criadas em datas diferentes e são mineradas em “velocidades” diferentes, e assim terão seus halvings em datas diferentes.
Entretanto, devido à forma na distribuição de hashrate de mineração dentro dos algoritmos, não há como diminuir a emissão de uma criptomoeda e não da outra, pois o processo é designado ao algoritmo e não à criptomoeda.
Desta forma, todas as criptomoedas dentro de seu algoritmo tiveram sua rentabilidade reduzida, e não apenas o BTC.
Cabe ressaltar que recentemente o BTC-CASH, o BTC-SV, e o ETH-Classic passaram pelos seus Halvings e não tiveram o seu hashrate diminuído pela metade na VIXES. Desta forma é até compreensível que a redução dentro do algoritmo SHA-256 tenha acontecido de maneira antecipada.
Cada Algoritmo de uma vez
O halving de uma criptomoeda de grande importância, assim como é o BTC, causa impacto não apenas em seu sistema próprio de mineração, mas também das demais criptomoedas.
Isto ocorre porque parte dos mineradores migram a sua força computacional para outras criptomoedas que possuam menor nível de dificuldade de mineração, o que minimiza a perda de lucratividade.
Ao fazerem isto, a mineração em geral poderá ter um aumento de custos distribuído para praticamente todas as criptomoedas mineráveis, pois seus hashrates tendem a aumentar significativamente. Em contrapartida, haverá a natural diminuição do hashrate de mineração do BTC, tornando-o mais atrativo em consonância a sua diminuição de rentabilidade.
Uma vez assim entendidos até podemos compreender que as Mining Clouds diminuam a rentabilidade de mineração de seus clientes. Entretanto, a forma a qual isto foi feito não pareceu muito adequada.
Halving no investidor
Conforme supracitado, cortar a rentabilidade geral dos investidores nas Minings Clouds é um suposto equívoco, e duas ponderações justificam isto.
A primeira é gráfica. Após o Corona`s day, os gráficos que se referem à economia no mundo inteiro assolaram perdas. E assim também aconteceu com o gráfico do hashrate de mineração das criptomoedas.
O cenário atual mostra o BTC e as demais criptomoedas em recuperação deste crash de mineração, entretanto, com algumas ainda muito abaixo de seus topos históricos o que mostra que ainda está mais fácil minerar, se assim podemos dizer e entender.
A segunda é que as Mining Clouds estão aplicando um “halving no investidor”, uma vez que estão diminuindo a rentabilidade pela metade de todas as criptomoedas, e não proporcionalmente e tempestivamente ao longo que as alterações forem acontecendo.
O Halving da Litecoin, por exemplo, ocorreu no mês de agosto de 2019, não havendo motivo direto para uma redução da rentabilidade da mineraçao tão brusca assim para o momento.
Em contato com o suporte da mineradora em nuvem VIXES, estes justificaram basicamente o hashrate atual e a força computacional referida ao BTC para os cortes nos rendimentos de todas as criptomoedas, pois este afetará o sistema como um todo.
Ainda afirmou ter informações de possíveis cortes de mais de 4x na rentabilidade de mineração em outras nuvens de mineração.
We have information that competing mining companies plan to reduce profitability by more than 4 times which is unfair to their partners.
VIXES SUPPORT
Um dos princípios de rentabilidade da mineração de criptomoedas é que existe uma dificuldade de mineração balanceada para que haja um controle fabuloso de inflamação.
Outro princípio é que após uma certa quantidade de blocos minerados haverá uma diminuição pela metade na produção de uma criptomoeda. A este processo denomina-se halving.
Ambos estes princípios devem estar esclarecidos na cabeça de um investidor antes deste começar a minerar criptomoedas. Entretanto, no caso dos mineradores em Mining Clouds, mais alguns princípios devem passar a ser ponderados desde então, não?!
É isso aí, pessoal…! E que venha o halving!