O presidente de El Salvador fez críticas ao governo norte americano em relação à liberdade e como os Estados Unidos estão lidando com os criptoativos.
Bukele está indignado
Nayib Bukele, presidente de El Salvador, postou em sua conta do Twitter um anexo de um documento do senado norte americano que mostra a preocupação com a adoção do bitcoin por El Salvador.
Em comentário disse: “nunca em meus sonhos mais loucos eu teria pensado que o governo dos EUA teria medo do que estamos fazendo aqui.”.
Depois, Bukele retuitou a sua própria postagem dizendo que “o governo dos EUA NÃO defende a liberdade e isso é um fato comprovado. Então vamos defender a liberdade. Jogo ligado! Bitcoin é dinheiro FU!”.
Bukele estava indignado com um novo Projeto de Lei votado pelo Senado que pede que o governo dos EUA avalie os riscos da adoção do bitcoin por El Salvador.
Do que se trata?
O Projeto de Lei intitulado Accountability for Cryptocurrency in El Salvador (ACES) Act causou indignação, pois foi aprovado pelo Comitê do Senado nesta semana.
Caso a Lei seja devidamente aprovada os departamentos fiscalizadores dos Estados Unidos deverão apresentar relatórios sobre a adoção do bitcoin como moeda de curso Legal em El Salvador.
Dependendo do que for exposto no relatório, o Governo será obrigado a intervir dentro do que tanger riscos ao sistema financeiro norte americano.
Cabe ressaltar que apesar desta ser uma decisão autoritária, aparentemente isto apenas estaria acontecendo pois El Salvador usa justamente a moeda norte americana, o dólar, como a moeda de curso Legal principal no país.
Diante do anúncio do Projeto de Lei, Bukele respondeu disse em sua conta do Twitter: “OK boomers… Você tem 0 jurisdição em uma nação soberana e independente. Não somos sua colônia, seu quintal ou seu quintal. Fique fora de nossos assuntos internos. Não tente controlar algo que você não pode controlar”.