O CEO da Binance, Changpeng Zhao, está planejando renunciar ao seu cargo na maior exchange de criptomoedas do mundo após um acordo massivo de US$ 4 bilhões com o Departamento de Justiça dos EUA, revelou uma fonte próxima ao assunto à Forbes.
Changpeng Zhao, fundador da Binance, pretende se afastar de seu papel na empresa e se declarar culpado por violar leis americanas de combate à lavagem de dinheiro, de acordo com o Wall Street Journal.
O acordo com as autoridades americanas inclui a apresentação de uma declaração de culpa de Zhao em um tribunal federal em Seattle. Além disso, a Binance concordou em se declarar culpada por violações criminais relacionadas à lavagem de dinheiro e pagará uma multa de US$ 4,3 bilhões, envolvendo penalidades civis de órgãos reguladores como a Commodity Futures Trading Commission.
Binance
Essa resolução encerra investigações de longa data nos EUA sobre a Binance, envolvendo questões como violações de sanções e permissão de negociações para indivíduos proibidos.
O acordo permite que Zhao mantenha sua participação majoritária na empresa que fundou em 2017, mas o impede de ocupar cargos executivos futuramente. Ele ainda aguarda sentença em uma data posterior.
O desfecho se assemelha a um caso anterior envolvendo executivos da BitMEX, outra exchange acusada de violações de combate à lavagem de dinheiro. O ex-CEO da BitMEX, Arthur Hayes, se declarou culpado e recebeu dois anos de liberdade condicional.
No entanto, esse acordo ainda não engloba a Comissão de Valores Mobiliários (SEC), que apresentou acusações separadas contra a Binance e Zhao neste ano. A empresa planeja contestar as alegações de proteção ao investidor em tribunal.
Atualmente, CZ reside nos Emirados Árabes Unidos, país que não possui acordo de extradição com os EUA, o que complicou as negociações com as autoridades americanas nos últimos meses.