O governo do Paraguai está planejando desenvolver uma legislação de criptomoedas que o torne líder regional, conforme afirmou Cal Evans, em entrevista ao CryptoSlate.
Evans, que é sócio administrativo da Gresham Internacional, disse que a empresa realizou uma proposta para trabalhar junto ao governo do país no desenvolvimento de novas leis sobre criptomoedas.
A proposta da Gresham Internacional foca em desenvolver um conjunto de leis que poderia ser implementada rapidamente pelo país latino, levando em consideração o impacto máximo, tanto a longo prazo quanto a curto prazo.
O país tem a visão de dominar o mercado regional. Segundo Evans, “o governo leva muito a sério a introdução de nova legislação sobre criptomoedas que os tornará um líder regional”.
Durante a reunião, foi descartada a ideia da criação de uma moeda digital apoiada pelo governo no momento, sendo debatido as oportunidades e os impactos de longo prazo para seus cidadãos e empresas estrangeiras que fazem negócio no país.
Compre seu Ingresso Agora
O maior problema identificado na reunião, vem da mineração de criptomoedas dentro do país. Mineradoras de países vizinhos aproveitam a eletricidade relativamente barata e estável do país, e após a atividade bem-sucedida tiram as criptomoedas do território paraguaio sem serem taxados de nenhuma maneira.
Essas mineradoras estrangeiras usufruem do benefício de energia elétrica mais barata destinados aos cidadãos, sem uma contrapartida para compensar a alta na tensão, o que o governo julga como injusto já que os usuários domésticos são quem acabam cobrindo o custo extra.
Na reunião, o governo se mostrou preocupado em encontrar um equilíbrio entre proteção e atração para o mercado cripto, para que o país se torne um líder na região e atraia novos investimentos. O país também visa criar leis que tragam impacto positivo para que exchanges operem em solo nacional.
Com o desenvolvimento de uma legislação positiva para a indústria cripto, o Paraguai também tenta estreitar laços com seu maior parceiro comercial, a China, que está desenvolvendo projetos de blockchain. Recentemente, o país asiático que já está desenvolvendo sua própria moeda digital emitida pelo Banco Popular da China, veio a público desmentir que sua moeda
digital seria lançada em 2020.