- A Coinbase fez uma parceria com a Perplexity AI, startup de mecanismo de busca com inteligência artificial
- O objetivo é facilitar o acesso dos usuários a informações confiáveis sobre criptomoedas, inicialmente por meio do navegador Comet
- A colaboração também inaugura um novo formato de interação entre tecnologia e finanças
A Coinbase anunciou uma parceria estratégica com a Perplexity AI para integrar dados de mercado em tempo real à inteligência artificial. O objetivo é facilitar o acesso dos usuários a informações confiáveis sobre criptomoedas, inicialmente por meio do navegador Comet. Posteriormente, os dados também serão incorporados às respostas no chat da Perplexity.
Lançamento em etapas com foco na experiência do usuário
O navegador Comet já mostra informações do índice COIN50, que reúne os 50 principais ativos digitais listados na Coinbase. Os usuários agora conseguem visualizar variações de preço diretamente no ambiente de pesquisa da Perplexity.
Exciting update: Coinbase has partnered with @perplexity_ai to help traders get access to real-time trusted crypto data/info for better decision making.
The first stage is going live today, and there's more to come:
Phase 1 (now): Perplexity is now ingesting our market data,… pic.twitter.com/4rze1q9WzL
— Brian Armstrong (@brian_armstrong) July 10, 2025
Na próxima etapa, as informações da Coinbase estarão disponíveis nas respostas do chat da Perplexity. Por exemplo, ao perguntar “por que o preço do Ether subiu?”, o sistema mostrará dados atualizados e explicações detalhadas. Essa integração ajudará investidores a tomarem decisões mais informadas e rápidas.
Além disso, os gráficos interativos permitirão que os usuários cliquem em oscilações e recebam análises detalhadas sobre os movimentos do mercado. Com isso, a navegação se torna mais dinâmica e orientada por dados precisos.
Inteligência artificial avança sobre o ecossistema cripto
A colaboração também inaugura um novo formato de interação entre tecnologia e finanças. Em breve, os grandes modelos de linguagem (LLM) poderão auxiliar em tarefas como staking, rebalanceamento de portfólio e negociações. Assim, o investidor poderá tomar ações diretamente a partir de uma simples pergunta.
De acordo com Brian Armstrong, CEO da Coinbase, o plano é tornar as carteiras cripto mais inteligentes e responsivas por meio da IA. Dessa forma, a experiência do usuário evoluirá de forma significativa.
Com mais de 10 milhões de usuários mensais, a Perplexity já se consolidou como uma das ferramentas mais promissoras na união entre IA e mercado financeiro. O acesso facilitado a dados confiáveis deve atrair ainda mais usuários e reforçar a presença da Coinbase como referência em inovação.