Blockchain, criptomoeda e Bitcoin. Estas são apenas algumas das palavras-chave atuais que fazem as empresas prestarem atenção ao potencial que essas tecnologias podem trazer.
Por exemplo, a tecnologia blockchain ganhou força nos últimos anos e espera-se que ela se desenvolva ainda mais no futuro próximo. Não é de surpreender que empresas, instituições financeiras e até mesmo governos estejam estudando como podem usar essa tecnologia para melhorar suas operações ou negócios.
Até mesmo as universidades estão entusiasmadas e entrando na onda, oferecendo programas de blockchain para educar a próxima geração de profissionais. De acordo com a pesquisa da Coinbase, houve um aumento no número de universidades ensinando estudantes sobre blockchain e criptomoedas.
“42% das 50 melhores universidades do mundo oferecem, atualmente, pelo menos um curso sobre criptografia ou blockchain”, concluiu a pesquisa.
Exemplo canadense
Recentemente, a Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) no Canadá disse que vai lançar cursos de treinamento de tecnologia blockchain para estudantes de mestrado e doutorado.
O Yahoo! Notícias relatou: “Segundo a UBC, o programa é o primeiro no Canadá. O programa se concentrará em quatro áreas: saúde e bem-estar, energia limpa, tecnologia regulatória e questões para residentes indígenas, e será lançada oficialmente em 2020.”
“A iniciativa permitirá que os estudantes desenvolvam as habilidades em torno de tecnologias emergentes que estão em alta demanda, bem como impulsionam o crescimento econômico à medida que os graduados preenchem o vazio na indústria.”, disse Victoria Lemieux, professora associada da UBC iSchool e fundadora da Blockchain@UBC, em um comunicado.
Os programas blockchain serão ministrados por professores da UBC de diversas disciplinas, como ciências naturais, FinTech, engenharia e ciência da computação, governança da informação e outras áreas non-STEM. Como blockchain é desafiador e complexo, requer conhecimentos diversos, disse Lemieux.
A UBC pretende treinar 139 alunos ao longo de seis anos, enquanto os estudantes interessados não precisam de experiência prévia em blockchain.
Outras universidades
Enquanto isso, a Dublin City University na Irlanda está oferecendo o primeiro Master da Irlanda em blockchain (Distributed Ledger Technologies).
“O programa será ensinado principalmente online, em meio período, durante um período de dois anos.”, disse o Engineers Journal.
Os alunos que preferem o aprendizado remoto também podem escolher entre inúmeros cursos online de blockchain – ou MOOCs (Massive Open Online Courses) – por renomadas universidades, alguns sem requisitos de admissão, observou Hacker Noon.
Estes incluem cursos da Universidade de Oxford, da Universidade da Califórnia em Berkeley e da Universidade de Buffalo, entre outros.
É provável que a introdução de tais cursos só aumente num futuro previsível à medida que essas tecnologias se tornam mainstream.