A “Big Four” das empresas de contabilidade, Deloitte, realizou uma pesquisa entre 6 de fevereiro e 3 de março, entrevistando aproximadamente 1500 pessoas ao longo desses dias, para elaborar o relatório intitulado “Pesquisa Global Blockchain 2020”.
A recente pesquisa revelou um crescimento no interesse na tecnologia blockchain por parte dos entrevistados. Veja abaixo:
Além disso, a pesquisa também observou a relevância da tecnologia para as empresas dos entrevistados. De fato, 55% dos entrevistados apontaram que a blockchain é uma das cinco principais prioridades estratégicas de sua empresa para os próximos dois anos. Já 26% dos participantes consideraram a blockchain importante, porém ela não faz parte da prioridade estratégia de sua empresa.
Contudo, a Deloitte também abordou os ativos digitais em sua pesquisa. Para isso, os entrevistados receberam uma lista de ativos digitais, onde eles deveriam indicar quais considerariam usar.
Assim, 64% dos entrevistados afirmaram que usariam ativos controlados por outras empresas, enquanto 59% deles consideraram usar criptomoedas descentralizadas, como o Bitcoin. Entretanto 54% dos participantes informaram que considerariam moedas apoiadas em fiat, as chamadas stablecoins.
Por fim, os entrevistados foram questionados se eles optariam por substituir ou escolher as criptomoedas como uma alternativa às moedas fiduciárias. O estudo apontou uma tendência global na substituição das moedas fiduciárias pelo uso de criptomoedas, com países como China, Brasil e Emirados Árabes liderando a lista.